Total de visualizações de página

segunda-feira, 2 de junho de 2008

MARTELANÇA/ JAYME CAETANO BRAUN.

"O artista tem que ir onde o povo está"
Atendendo ao poeta, realizamos nesse domingo, 01/06, mais um agradável evento destinado não só à confraternização, mas também à divulgação da arte cuteleira aqui na Capital. Com a participação de 40 cuteleiros de Brasília, montamos a "Unidade Móvel da SBC" sob a sombra de uma frondosa Mangueira no pátio do estacionamento do Centro de Tradições Gaúchas, Jayme Caetano Braun, onde interagimos com os visitantes e tivemos oportunidade de trocar idéias sobre cutelaria artesanal. Lá pudemos mostrar um pouco de forjamento de facas e expor nossos trabalhos para o público que veio se deliciar com o famoso "Costelão", realizado em todos os primeiros domingos do mês. Nossos agradecimentos ao Durvílio e ao patrão Bartes pela acolhida e tbém aos amigos Paulo Rocha, Alciberg e Adolfo por executarem os trabalhos de forja. Aos demais participantes, espero revê-los na próxima oportunidade. Àqueles que puderem, por favor me enviem mais fotos para que possamos postar aqui.




A gauchada virando os costelões um pouco antes de servir.

Dando um descanso para nosso amigo Paulo Rocha, Adolfo assumiu a forja como o segundo "demonstrante".

Alciberg, responsável pela "Unidade Móvel" da SBC, ao lado de Zero Hum (vulgo Jucimar), Cassio e sua esposa, Mônica.


O produto pronto exposto para o deleite do público.


" Público bem informado forma opinião"




Artur Goulart e Brenno Hoffmann, cuteleiros mirins, também estiveram presentes com suas criações e desmistificando o velho ditado que diz: "faca mija em mão de criança".


Uma antigüidade descoberta nas mãos de um dos chirus churrasqueiros. Herança de família vinda do bisavô.


A dita cuja embainhada.


Detalhe da marca. Atenção, colecionadores, ajudem a identificar.


Juliano Beust e Coronel Sica.


Miguel se recordando do tempo em que nossos ancestrais se degladiavam até a morte por um pedaço de carne nas estepes russas ....


Público estimado: 800 pessoas.

Um comentário:

Anônimo disse...

Estimado amigo del Brasil, la hoja "GUAZU BIRA" o Cabeza de Gamo, figura en el libro de Abel Domenech Dagas de Plata, como una de las marcas de cuchillos y hojas que se encuentran el la zona del Río de la Plata, Domenech la describe:(sic)"Hojas de boton uruguayo.Seguramente modernas.Similares a FRANZ WENK y CORNETA" .
Espero haberles sido util con esta información, un gran saludo desde Argentina.