Total de visualizações de página

terça-feira, 15 de dezembro de 2009

NEW YORK CUSTOM KNIFE SHOW


Por Gustavo Tedesco Engel.

Nos dias 20, 21 e 22 de novembro de 2009, realizou-se na cidade de Nova Iorque a 32ª edição do New York Custom Knife Show. Como estava na cidade e fui agraciado com um bônus de 5$ pelo site A.G.Russel (desconto sobre o preço do “collector price” que é de $25), resolvi dar uma olhada.
Já havia obtido previamente a informação, através do Sr. Mike, gerente da Paragon Sports, de que esta feira é das mais elitizadas dos USA onde são mostradas e negociadas peças de alto custo e grande complexidade construtiva.
O Show tinha o inicio previsto para 13h da sexta-feira e às 12h30 a fila já era enorme. Quando finalmente o salão foi aberto, às 13h15, foi uma avalanche de gente. Notei que boa parte dos cuteleiros americanos foi muito assediada e eles rapidamente negociaram algumas peças, ao passo que outros, quase sempre estrangeiros (muitos japoneses), nem sequer eram vistos.
Em um universo de mais de cem expositores, apenas três negociantes de fornituras para cuteleiros estavam presentes, sendo um de couros exóticos, dois de materiais diversos para cabos e nada de ferramentas. Destaque para as chapas de meteoritos com cores e desenhos variados, lindas e caras.
O que se viu foram canivetes em profusão e sempre caríssimos; muitos “dealers” oferecendo peças de cuteleiros consagrados, às vezes mais caras que as dos próprios que estavam expondo ao lado; muitas facas em aço damasco, lindas, mas em número bem menor que as de aço carbono e inox.
As recentes mudanças na Lei Americana para porte de armas de fogo e lâminas, notadamente canivetes (no caso para o Estado de Nova Iorque), foram bastante enfatizadas e um “special reminder” foi distribuído e afixado lembrando que alguns tópicos eram proibidos tais como portar e exibir lâminas com mais de quatro polegadas em local público; que facas ou canivetes com mais de quatro polegadas poderiam ser comercializados, porém deveriam ser transportados em embalagem que impossibilitasse o acesso imediato; que canivetes automáticos ou com ação por gravidade e bengalas com lâminas escondidas são proibidos em qualquer circunstância e sua exposição ou comercialização implicam expulsão imediata e sumária do local da feira.
Ademais visitei a feira nos três dias e, respeitadas as dificuldades com a língua, tive a oportunidade de conversar um pouco com os cuteleiros presentes e apreciar uma diversidade grande de trabalhos.



Nenhum comentário: