Total de visualizações de página

sexta-feira, 19 de novembro de 2010

2º SALÃO PAULISTA DE CUTELARIA

Realizado de 12 a 14 de novembro de 2010, no Centro Cultural Brasil Hokaido, na capital Paulista, o evento organizado pela cuteleira Silvana Mouzinho mostrou que está cada vez maior e melhor. Dentre as novidades deste ano destacamos aquela que vem de encontro à crescente necessidade de maior balizamento técnico nos critérios de julgamento para o concurso de premiações do evento. Para tanto, a mesa julgadora de 2010 foi composta pelos renomados cuteleiros Rodrigo Sfreddo, Ricardo Vilar, Ricardo Lala e Eduardo Berardo, que abdicaram de concorrer aos prêmios para exercer a difícil tarefa de julgar os demais trabalhos. Em nome da SBC, recebam nossos agradecimentos e tenham certeza de que o vosso elevado crivo contribuirá em muito com as referências técnicas da cutelaria brasileira.

Outra novidade empolgante foi a visitação à fábrica da Corneta, onde pudemos conhecer a mais nova escola de cutelaria do Estado de São Paulo. Agradeçemos ao senhor Ricardo Martin Berg, proprietário da empresa, primeiramente pela sensibilidade em perceber a necessidade de preservação e perpetuação da cultura cuteleira brasileira e também pela tão gentil acolhida em sua fábrica onde pudemos presenciar todo o processo de produção que, apesar de toda a tecnologia envolvida, abriga requintes de acabamento esmerado e praticamente artesanal. Desejamos boa sorte ao empreendimento, ao qual manifestamos total apoio, e também ao amigo e professor, Ricardo Vilar. Postamos algumas fotos da visita neste Blog e disponibilizamos o link abaixo para maior ilustração.
http://picasaweb.google.com/cutelariacorneta/InauguracaoDaEscolaDeCutelaria#
No mais, agradecemos à amiga Silvana Mouzinho (ao Paulo e à Isabela também) pelo empenho e a parabenizamos por fazer do Salão Paulista de Cutelaria um evento de excelência.

Obs.: infelizmente não disponibilizamos aqui fotos de todas as facas vencedoras do concurso, mas solicitamos aos premiados que as enviem para que possamos publicá-las.

Milton Hoffmann.


Salão lotado em todos os momentos.


Os premiados do ano: Sandro Böeck, Gustavo Vilar (mais conhecido por "Psycho" e/ou "Gustafá"), Dionatam Franco, Cléber Melo, Manuel Tacus e Ronaldo Franceski.

De Gustavo Vilar - Vila Velha/ ES.


De Mauel Tacus - Buenos Aires/ Argentina.

De Gustavo Vilar.


De Cléber Melo - Brasília/ DF.


Cutelaria Korth - Presidente Prudente/ SP.


Facas de Francisco Ferrari - Pirassununga/ SP.


Bowie de Eduardo Berardo - Ribeirão Preto/ SP.


Faca de Alfredo Sacher.


Tomahawk de Ricardo Vilar - Sorocaba/ SP.


Visita à fábrica da Corneta.


Tesourões prontos.


Tesourões forjados.


Coquetel de inauguração da Escola da Corneta.


Forjas Corneta.


" Marteletinho"...

João Asmar, de Anápolis - GO, e a Wotan.


Emerson e Fabian.


Cássio Bécker, Cleber Melo e Neoclédio, de Brasília - DF.


Demonstração de forja com Dionatam Franco.


Mili, da empresa DAF Abrasivos - SP.

Nenhum comentário: