Total de visualizações de página

quarta-feira, 29 de agosto de 2007

EDUARDO FRANÇA/ 6ª TURMA/ CURSO UnB.

1º Dia do curso;
3º Dia do curso;
5º Dia do curso;
7º dia, o descanso, eis a faca pronta.
Parabéns ao Dudu França por completar com êxito nossa maratona cuteleira em Brasília e por nos proporcionar essas fotos desde a "gestação" até o "parto".

sábado, 18 de agosto de 2007

Gerson


Ainda não me atrevi a fazer o aço damasco, mas o que fiz dá a peça um aspecto interessante alem de muito bonito. Eu chamaria de pseudo damasco ou damasco.
Comprimento total 24 cm, comprimento da lâmina 11 cm, maior largura 4 cm.

Edesiel M. Siqueira


Primeira faca
É com enorme prazer que apresento a vocês a minha primeira faca ; realmente a primeira ; fiz com muito zelo e carinho e dei de presente a uma pessoa muito importante que eu amo muito neste dia dos pais;não preciso nem mencionar quem é ,né ?
Foi feita com capa de rolamento, guardas em duralumínio e a empunhadura , suponho que seja de madeira louro ;isto é era tambêm a lateral de uma banqueta . a gravação eu fiz com percloreto de ferro , ficou um pouco manchada nas laterais ,pois a minha impressora não estava com o toner muito bom. Tempera seletiva . Eu pessoalmente , gostei.sou muiiito suspeito pra opinar . Se guenta " pancadas" com a mareta ,não sei ;mas uma picanha ao ponto , nós testamos no domingo e corta que é uma belesa.

Marcial




Caros amigos, vai a descripçao e fotos de uma peça, canivete, feita quase por completo pelo Javier, a lâmina foi por minha conta.
Foi uma encomenda feita por um amigo do dono da dupla de faca e canivete que postei faz uns dias, êle quería uma peça similar à de um cuteleiro norte-americano aparentemente linnerlock mas o Prolijito decidiu fazer backlock.
A maior complicaçao veio pelo lado do guardamao, subhilt e a trava da lâmina por que o negócio era que ficasse o mais parecido possivel com uma faca de lâmina inteira, entao as tres peças devíam ter a mesma forma, mais ainda no lombo pra nao deixar espaços vazios ( as fotos serao mais esclarecedoras).
O titânio fez o seu serviço em quanto ao peso do cabo que mesmo sendo grande ficou bem mais leve e equilibrado que em outras peças de igual tamanho. Estéticamente o cabo ficou um pouco grande demais a causa do material fornecido pelo cliente , talas de sambar, que de jeito nenhum podíam ser mais finas, mas como disse o filosofo: Amarra o burro onde o dono mandar, mesmo que se enforque.
Especificaçoes:
160 mm fechada, 278 mm aberta.
Lâmina em N678, 5.5 mm, desbaste flat, acetinada a mao.
Eixo, trava, espaçador e parafusos en inox.
Linners de 1.6 mm e bolsters em 6 mm de titânio grau 2, blastinados.
Talas em cervo sambar.

Reginaldo


Bom amigos até que enfim saiu a primeira faquinha completa ( desbastada, temperada, revenida e com empunhadura )
Material da lâmina 5160
Acabamento no percloreto.
Guarda e pomo em inox
Cabo em osso bovino.

Alessnadro P. Carvalho



Segue a minha 4 faca:

Primeira do tipo hidden tang.
Primeira com guarda.
Primeira com filework
Primeira com tempera seletiva
Primeira com acabamento com percloreto.
Nessa eu usei roda expansiva, eu mesmo fiz baseado no tutorial do Paulo.

Aço proveniente de mola de jeep, provavelmente 5160.
Lamina 10 cm
Empunhadura de paraju 12cm
Guarda e pinos de latão

Carlos Goulart




O Damasco foi caldeado por mim, 1070+1N20,
Guarda e pomo em latão, ferrule em Jupati, pino em Inox com ponta redonda e empunhadura em Gonçalo Alves.

espero que gostem.

Carlos Goulart

sexta-feira, 10 de agosto de 2007

Rodrigo Rabelo


Lâmina forjada em 52100, guarda, pomo e fornituras em damasco aleatório empunhadura em chifre de cervo.

O Damasco foi feito pelo Ricardo Vilar

terça-feira, 7 de agosto de 2007

GUSTAVO VILAR - ES

Mais uma preciosidade do nosso mano, Gustavo Vilar.

segunda-feira, 6 de agosto de 2007

Rodrigo Rabello


Lâmina forjada em 52100 com trabalho de lima no colarinho e oxidação a quente.
Empunhadura em gajuvira com pino de inox.

Emilcio


Forjei uma faca à partir de uma lima K&F, (deixei até a merca K&F), e como não curto facas de lima...SIC....Falando sério, não curto mesmo. Deixei- a encostada num canto lá da oficina. O Ferrari, e o Fred (Peck, do fórum) passaram lá por casa e viram . Daí o "Sarge", falou: "Isso fica uma faca legal".
Como não costumo trabalhar aos sábados, e últimamente adoto isso como hábito, resolví termina-la no domingo, (hoje), usando, pra falar a verdade uma parte do sábado, após as 18:08 hs. Uma faca feita em aproximada doze horas.
Saiu isso. Na verdade aproveitei um outro pedaço e fiz uma pequenina Skinner, que ainda falta o cabo.

Marcial


Canivete/plegável e faca "ad hoc" em N678 com filework idêntico, chasis, bolsters, pinos e parafusos torx em inóx, separadores em turquêsa reconstituída(¿¡!?)
e marfim de elefante

sexta-feira, 3 de agosto de 2007

GERSON BRAGAGNOLI - PB

G
Gerson Bragagnoli é professor da Universidade Federal de Campina Grande e foi aluno da 4ª turma do curso de cutelaria da UnB. É notória sua evolução técnica e dedicação ao resgate do desenho da cutelaria nordestina brasileira. Parabéns, tio Gerson!!!

quarta-feira, 1 de agosto de 2007

JB FACAS


De volta ao cenário cuteleiro, nosso amigo JB apresenta duas de suas mais recente criações. A primeira, uma faca para churrasco, ele JURA que não ter nada a ver com a cor do estojo e afirma que é coisa da proprietária. Qual é Manôôôô!!!!!....
Já a segunda, entitulada "Xingu", é forjada em 5160 e tem 5" de lâmina. A empunhadura é em Imbuia com espassador em Cervo e guarda e pomo em Damasco cable.
Seja bem vindo de volta à SBC, JB!